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setor

 

O Setor

Quando se fala em Food Service, fala-se da alimentação fora do lar. Isto é: restaurantes, bares, churrascarias. Todo estabelecimento que produz alimentos diretamente para o consumidor final se enquadra dentro desse setor.

Esse mercado ganha cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), o faturamento do setor é R$ 330 bilhões, 79,9% da produção local atende o mercado interno, e 20,1% é destinado à exportação.

Dados ABIA

Faturamento do setor R$ 330 bilhões
Exportação 79%
Produção Local 20,1%

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Desenvolvimento Econômico e Transformação dos Hábitos Alimentares no Brasil

(Distribuição % do consumo de alimentos)
 

Nos centros urbanos, a população economicamente ativa se alimenta – em média – uma vez por dia fora do lar. Esse é um dos fatores responsáveis pela crescimento veloz do setor. O segmento de serviços de alimentação (Food Service) cresce 50% mais do que o varejo tradicional (supermercados/auto-serviço).

Na Europa e nos EUA, 40% e 50% da venda de alimentos é destinada ao Food Service, respectivamente. No Brasil, esse número ainda é de 22%.

Variação Anual

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Evolução do Setor

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Média Anual de Crescimento no Período (%)

grafico4

Crescimento Acumulado no Período (%)

grafico5

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Evolução da Participação da Alimentação Fora do Lar nos Gastos Totais com Alimentos

Fonte:ABIA 2012
 

Dos 31,2% das vendas da indústria para os canais Food Service em 2010 (gráfico acima), estima-se que 23% está voltado para os restaurantes comerciais e mais de 15% para o segmento das padarias. Bares, lanchonetes e fast food, juntos, representam outros 18% da distribuição.
O setor conta com mais de 1,4 milhões de estabelecimentos em operação no Brasil. Ao longo dos últimos 10 anos, esse número vem crescendo a uma taxa média de 2% ao ano.

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